sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Paixão à Segunda Vista!


Oi Pessoal! Estou muito feliz de reativar meu blog (que na verdade nunca foi utilizado para nada, rsrsrs). Agora, este é um espaço para troca de experiências! Quero expor aqui toda minha satisfação com o trabalho que venho desempenhando desde 2008.

Quero que conheçam a minha nova "paixão"! De uns tempos pra cá, meu olhar tem sido diferente. Ando explorando sensações que antes resistia.

Chamo de "Paixão à Segunda Vista" minha experiência com a Educação Especial. Digo "Segunda Vista", porque fui apresentada a essa realidade alguns anos atrás e resisti ao seu encanto.

Em 1995, passei no vestibular para Pedagogia na Unb. Tive a oportunidade de escolher dois cursos e optei na época por "Magistério pra Início de Escolarização" como 1ª opção e "Educação Especial" como 2ª. Logo no 2º semestre tranquei a matrícula para "Educação Especial" com a desculpa de que dois cursos estavam tomando demais o meu tempo. Formei em 1999 com a certeza de que não voltaria tão cedo para a UnB (só se fosse para uma Pós ou um Mestrado). Educação Especial estava fora dos meus objetivos! "Eu não dou pra esse negócio não! Não tenho paciência!" E assim foi.

Em 1998 entrei pro time da Secretaria de Educação do DF. Trabalhei 7 anos seguidos com Educação Infantil. Nesse tempo, casei e logo após vieram 3 filhas. Não dava pra eu conciliar 3 bebês (uma de 3, uma de 1 e uma na barriga) em casa e trinta e tantos alunos de 4 e 5 anos em sala. Despedi-me da Educação Infantil e fui trabalhar na Escola Classe 01 por 4 anos com 4ª série! Tudo diferente! Mas gostei demais da independência dos meninos. Fui coordenadora por certo tempo tb.

Saí de lá. Trabalhei por 3 meses no NPC (ô tempo bom!) e logo veio um convite: ser Supervisora Pedagógica do Centro de Ensino Especial. "Misericórdia!" - clamei. "Como vou assumir um cargo de liderança num lugar como esse, se sempre fugi de turmas reduzidas ou coisas parecidas?!" Mas entreguei nas mãos de Deus e fui.

"Misericórdia!" - clamei mais de uma vez. Foi um tempo muito difícil. Foi um parto, melhor dizendo. Nasci de fórceps! Nasci pra uma realidade que antes não conhecia. Não vou mentir aqui, foi um choque no início. É muito difícil chegar num ambiente que vc não conhece ninguém, não conhece o trabalho desenvolvido e não tem a prática.

Muitos me chamaram de "corajosa" no primeiro dia que cheguei na escola. Mas não foi coragem não... foi loucura mesmo! E foi a melhor loucura que cometi na minha vida! Tive que correr atrás... fiz curso, Pós, comprei livro, baixei arquivos e mais arquivos da internet...corri...corri... quanto mais corria, mais tinha a sensação de que nunca conseguiria preencher o que faltava. Mas nem por isso achei ruim, pelo contrário, a experiência foi sofrida, porém marcante!

Se errei? Ixi! Diversas vezes! Mas errei tentando acertar. Tenho a consciência tranquila que dividi minhas idéias e experiências. Mas o melhor de toda esta história é o que ficou de mais essencial: minha mudança interior. Meu despertar para as diferenças. Minha vontade de contribuir e lutar por aqueles que na verdade já são incluídos neste mundo, independente da nossa vontade ou não, porque a própria natureza os aceitou do jeito que são. Somos muitas vezes soberbos em achar que fazemos algo de grandioso quando "incluímos" alguém. Isso não é caridade! É direito! Um braço defeituoso ou um jeito de pensar diferente não faz eu ter menos direito que qualquer outro. Só que se pra fazer todo mundo compreender isso é preciso entrar na "moda da inclusão", então, eu estou dentro! O ser humano leva tanto tempo para compreender algo tão simples...

Bem, continuando minha história, hj, trabalho na Sala de Recursos do Centro de Educação Infantil 02, feliz da vida! " Educação Infantil - O Retorno"...rsrs... mas agora sob um novo ângulo. A cada dia aprendo com meus alunos, reaprendo, ensino, estudo, descubro...vivo uma paixão que custou a chegar, mas que ultimamente tem feito parte das minhas prioridades.

Obrigada a vcs que tiveram paciência de ler até agora tudo isso...rsrsrs...sejam bem-vindos(as) ao meu Blog! Espero que possamos compartilhar um pouco de tudo da Educação Especial e de outras áreas tb. O importante é fazer deste espaço um instrumento de crescimento. Que façamos a diferença!

Bjs!!! Lilian